Você colabora com Projetos Sociais? Conheça o Projeto Samuel…

De acordo com o TETO BRASIL, hoje, mais de 16 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza em diversas comunidades pelo Brasil. E não precisa ser um sociólogo ou fazer um estudo aprofundado da situação atual no país, para saber que a desigualdade social é gritante.

Aproximando-se um pouco da Região Metropolitana do Recife, existe muitos projetos sociais que atuam em diferentes áreas e faixas etárias. Entre esses há o Projeto Samuel, sem fins lucrativos, foi desenvolvido pela Fundação AIO de Assistência e Educação Social, criada e mantida pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE).

O Projeto atua em várias comunidades da RMR e hoje possui dez Centros de Desenvolvimento Integral Vida (CIDV’s), em comunidades nas seguintes cidades: Recife (Santo Amaro, Ilha de Deus, Mustardinha, Ibura e Nova Descoberta), Olinda (Aguazinha, Ponte Preta), Paulista (Tururu), Camaragibe (Tabatinga) e Cabo de Santo Agostinho (Pirapama).

Foto: Fundação Aio

O Projeto Samuel foi criado há 13 anos e atende crianças e adolescentes, entre 3 e 18 anos, sem discriminação de raça, sexo e religião. Através das atividades socioeducativas, o Projeto promove oportunidades para a troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades, em horários alternados aos da escola.

As crianças que o frequentam, normalmente vivem em situações caóticas em seus lares, sem alimentação ou inadequada, por vezes, em uma convivência precoce com álcool, drogas e outras misérias que os cercam. Elas recebem três refeições diárias e oportunidades para participar de atividades como coral, esportes, reforço escolar, oficina de leitura, informática, educação cristã e apoio pedagógico.

Projetos como esse são de grande importância para a sociedade, sabendo-se que a infância é uma fase primordial para a contrução de princípios e valores que formam e evidenciam o caráter do ser humano.

Para saber sobre o envolvimento dos seguidores em projetos sociais, perguntamos aos seguidores da fanpage Aspas Aeso, dando sequência a Reportagem. A maioria dos que responderam, disse que ainda não colabora com nenhum, a outra parte disse que já colaborou ou não tem um projeto específico, faz doações quando possível.

Dentro do Projeto Samuel as crianças e adolescentes tem acesso à música, e mesmo em meio às suas realidades tão precárias, elas encontram mais motivos para sorrir e se alegrar com as grandes conquistas.

Para mostrar um pouco do resultado desse belo trabalho social, temos o vídeo do Coral Infantil do Projeto, na 57ª Escola Bíblica de Obreiros da Igreja Assembleia de Deus.

 

Leia mais

 

Por Thamires Campos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *