O uso inadequado de suplementação também pode causar danos à saúde

A dosagem é um aspecto muito importante na hora de consumir suplementos

O consumo de suplementos pode contribuir para a melhoria de um treino físico, pois eles servem para suprir a carência de alguns nutrientes que não atingiram a necessidade diária que o corpo precisa com a dieta. Mas, assim como este treino deve ter acompanhamento de um profissional, o uso desses produtos também deve ser regrados cuidadosamente. “Não cabe ao educador físico indicar qualquer tipo de suplementação ao seu aluno”, afirma Diogo Souza. O correto a se fazer é orientá-lo a procurar um nutricionista.

Entre os suplementos mais conhecidos estão os pré-treinos, que são os que proporcionam ao usuário mais estímulo e força para realizar atividades físicas, as proteínas, que fornecem produção de fibras musculares, os termogênicos, que aceleram o metabolismo e o processo de termogênese, aumentando a temperatura do corpo e auxiliando na queima de gorduras, e os suplementos hormonais, que incentivam a produção de hormônios e contribuem no ganho de massa muscular.

O fácil acesso a esses produtos pela internet, lojas especializadas e farmácias é causa de alerta, pois não há necessidade de comprovação de uma consulta da indicação por um profissional. Se consumidos de maneira inadequada, ou seja, sem supervisão de um nutricionista, os suplementos podem trazer danos como problemas renais, disfunções hormonais, desconfortos gástricos, retenção hídrica, entre outros.

Por Ananda Cavalcanti

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *